Conhecendo a Italia a partir de Pavia: a volta a origem

Pavia uma comune italiana da região da Lombardia, uma cidade onde o velho e o novo convivem em plena harmonia. Uma cidade medieval que abriga uma das mais antigas e renomada universidade italiana e com isso recebe jovens de todo o país e do mundo. Uma mistura de cores e sonhos. A Universidade de Pavia teve início no século 9 como uma pequena escola para estudos teológicos. Foi ampliada por ordem do Duque de Milão, Gian Galeazzo Visconti, tendo sido reconhecida oficialmente como um Studium Generale pelo imperador Carlos IV em 1361.
Possui um Jardim Botânico, diversos museus técnicos e científicos além de uma biblioteca com 100 mil volumes que é uma das maiores bibliotecas privadas do norte da Itália. Situada a apenas 30km de Milão foi habitada na antiguidade pelos povos da Gália, e foi fundada à margem do rio Ticino há mais de 2000 anos pelos romanos que deram-lhe o nome de Ticinum.
A Ponte Coberta é uma das atrações turísticas e um charme da cidade. Construída sobre o rio Ticino, a ponte separa o centro histórico do pitoresco bairro de Borgo Ticino. A curiosidade sobre o telhado da ponte é que os construtores cobriam as pontes para que tivessem maior tempo de vida útil. Outra razão de ordem prática era para evitar que a neve se acumulasse e aumentasse o peso sobre a estrutura. http://parlandoditalia.blogspot.it/2013/02/pavia-uma-cidade-medieval-bem-animada.html
Pra não dizer que não falei das flores…são lindas e estão em todo lugar, rosas de diversas cores, flores que não sei dizer o nome mas que dão o colorido essencial a paisagem e, papoulas que aqui e ali se reproduzem aos milhares e dão um espetáculo à parte e eu amo tudo isso…Pavia um lugar para redescobrir os Pirolo que me fazem bem e garantir-lhes a cidadania que seus antepassados os fizeram merecer…

Comentários no Facebook