PEDAL EM JERICOACOARA

JERICOACOARA

Não preciso nem dizer que aqui é a terra do sol. Mas também é a terra do areião, das dunas e de praias bonitas, muito bonitas, bonitas mesmo. E venta o tempo todo, vento leste oeste.

Amélia arrumou o local pra curtir praia e me convidou, como já tinha falhado na viagem anterior, ela foi pra ilha do mel, não tive como dizer não, mas pedi: posso levar minha bike?

Então tá, vou dar altas voltas de bike lá pros lados do nordeste, Fortaleza, Jericoacoara.

Mala bike, bike, tudo certo. Então perguntei, como vai ser a ida de Fortaleza, local de destino do vôo, até Jeri (como eles chamam aqui). Simples, respondeu, contratamos um traslado. Maaaaaasss, vai caber o mala bike no traslado?
Joacir, eu não sei, se você quiser levar a bike liga lá na Jeri Férias e pergunta.
Mandei um what’s e em segundos responderam.
O traslado seria de hilux, 4×4 e caberia tranquilamente.
Beleza, completei, é que eu quero fazer umas trilhas de bike por aí.
Ele deu uma risadinha do outro lado e disse: aqui tem só areia.
Num tem problema eu tento andar na areia mesmo.

O Gilson (motorista do traslado) pegou a gente no hotel em Fortaleza logo cedo e disse que seria de 4 a 5 horas de viagem e que o trecho de 20km de areia a gente levaria 1 hora mais ou menos. Dito e feito, compreendi porque tem muiiiito 4×4 por aqui. Puro areião, caminho que carros pequenos não fazem (utilizam outro caminho mais longo, pelo mangue seco), e já comecei ter dúvidas se iria conseguir andar de bike por aqui. Mas o Gilson disse que sim, é só usar a tábua de marés e ir pela praia, com maré baixa é quase asfaltinho e as praias são intermináveis. Bacana a informação.

O PRIMEIRO ROLÊ

Olhei a tábua de marés e descobri que a maré baixa teria seu ápice as 10:30hrs e que a mais alta seria as 16:20hrs. Pensei, saindo as 8:30hrs daria pra rodar até as 10:30hrs e começar a voltar, sempre beira-mar, praia. Também montei a estratégia de começar contra o vento, ou seja, 2 horas contra o vento, certamente a volta seria mais tranquilo.
E assim comecei a brincadeira. Para pegar vento contra no início fui para o lado da praia do preá, e para chegar lá, desviando do areião, é necessário subir pelo morro do farol e pegar a praia do outro lado do morro. Chegando na praia vi duas verdades, uma é que com a maré baixa a praia é quase um asfaltinho, a outra é que o vento contra é muiiiito forte. Sem problemas, sebo nas canelas. As fotos que vocês veem neste post são deste pedal, passando pelo farol, árvore da preguiça, praia do preá, curral (de peixes) e a barrinha, que foi até onde consegui chegar nestas 2 primeiras horas. Visual muito bonito, como tudo pro aqui, imagens legais, como a do farol no alto do morro, a árvore da preguiça, os barcos de pescadores no preá e na barrinha e os peixes pescados no curral, tudo muito legal. Ida e volta em três horas de pedal, não preciso dizer que a volta foi rápida e tranquila e ainda deu pra curtir um montão de prai aqui em Jeri. Boa tarde.

 

Comentários no Facebook